“Acesso remoto é a capacidade de acessar um outro computador à distância, seja desktop ou notebook; e assim, visualizar arquivos e programas sempre com a permissão e supervisão do cliente”

Help desk - desktop e notebook

O Help desk ou Acesso Remoto viabilizou e facilitou um certo número de serviços do técnico em informática.

Notebook ou desktop, o técnico em informática pode solucionar uma grande parte dos problemas ou dúvidas, através deste encaminhamento. Pode também, como costumo fazer, utilizar para  aula de informática. Os resultados são iguais e satisfatórios, como se fosse uma aula presencial.

Devido a muitas dúvidas e questionamentos sobre este método de atendimento (help desk), por parte de alguns clientes menos familiarizados com a informática, resolvi criar este guia para explicar o procedimento do help desk, a fim de desmistificar e encorajar o cliente em seu primeiro contato comigo.

Como funciona

Após o contato por telefone ou e-mail, eu envio um programa (Anydesk) para o email do cliente. Este, por sua vez, instala o programa especifico de acesso remoto (estarei auxiliando por telefone para qualquer dúvida que surgir). Instalado, eu solicito permissão para acessar a máquina, e o cliente através de um código, me autoriza a acessar.

Gostaria de ressaltar que uma vez desconectado, eu (o técnico), somente irei acessar novamente o notebook ou desktop, com a permissão do cliente!

Seguindo adiante, conectado, poderei verificar e acessar as informações e configurações da máquina, sempre com a supervisão do cliente, que estará ao telefone comigo, acompanhando cada passo meu!​

Abaixo, cito alguns exemplos:

  • Executar, instalar e desinstalar programas; 

  • Abrir e editar arquivos; 

  • Corrigir erros de atualizações ou a falta da mesma;

  • Mudar as configurações do dispositivo; 

  • Enviar arquivos para o dispositivo pelo qual está sendo feito o acesso remoto; entre outras ações.

Benefícios

Total segurança

O atendimento é totalmente seguro e confiável. Os dados são protegidos por criptografia.

O cliente autoriza a permissão e observa todas as ações do técnico com explicação por telefone.

Agilidade no atendimento

A principal vantagem do atendimento via acesso remoto é a agilidade na resolução da demanda, podendo ser solucionada em questões de minutos. Isso, nos casos em que o problema ou dúvida são mais simples do que se imaginava.

Exemplo: em um atendimento presencial, o técnico se desloca até o cliente, o que pode levar tempo se considerarmos que há outras demandas, de outros clientes, no mesmo formato presencial.

Fácil acesso a recursos de suporte

No atendimento remoto, o técnico tem ao seu alcance, a maioria dos programas e informações que ele precisa.

Redução de custos e mais disponibilidade de tempo

O atendimento remoto viabiliza a redução de maneira simples e significativa com os custos de deslocamento.

Por não precisar ir até o cliente, o técnico consegue dar conta de mais demandas. Isso, beneficia tanto o cliente quanto o técnico.

Aumento da produtividade na equipe de atendimento

Como mencionado acima, mais demandas são solucionadas pelo técnico de maneira rápida e com custos reduzidos.

Maior satisfação dos clientes

O impacto para o cliente é positivo e o índice de satisfação é elevado.