• TI Particular

Ctrl + B (salvar) ainda faz falta em nosso cotidiano!

Atualizado: 11 de abr.

Tenho me deparado com uma ocasião que achava já estar assimilada e por que não, compreendida pela maioria dos usuários que utilizam as ferramentas do pacote office em seu cotidiano.


Um grande amigo meu, engenheiro, me ligou e disse ter passado a tarde construindo uma planilha no Excel que baixou da nuvem; e que, por descuido seu, ao fechar o programa, o mesmo não salvou seu arquivo.


Achei estranho, pois qualquer ferramenta do Office obriga o usuário a salvar ou não o arquivo. E a cada dez minutos, o próprio programa faz isso de forma automática.

De acordo com as informações que me passou, sugeri dois métodos básicos para reaver o arquivo, supostamente perdido:


Arquivo > informações > gerenciar documento > recuperar documentos não salvos.


Arquivo > opções > salvar > local do arquivo de auto recuperação.


Porém, o documento não estava lá!! :-(

tabela-excel-não-foi-salva
tabela excel não foi salva

Como meu amigo estava irascível, naquele momento, para ele, o melhor era refazer tudo e desligar comigo kkkkk! Logo, não pude sugerir ou pesquisar mais caminhos em busca de uma solução, com ou sem auxílio de programa de terceiros.


Uma hora se passou e por delicadeza, enviei uma mensagem em seu whatsapp, sugerindo que em uma próxima tarefa, utilizasse o “ctrl + B”:


“Utilize sempre um atalho que pode te ajudar. Aprenda a utilizar ctrl + B para ir salvando sua planilha ou texto”.


Respondeu com “Valew! Obrigado por mais uma”.


Olhei para a mensagem, fechei o aplicativo e coloquei o celular ao meu lado. Refletindo sobre o “Obrigado por mais uma”, pude perceber que ele desconhecia o atalho que sempre esteve presente e com a informação visível, desde os primórdios do Office! O nosso querido símbolo do “disquetinho”.


Suspeito, que ele, como muitos ou não, tem o habito de levar o mouse e clicar no disquete, mas poderia ter o habito (memoria muscular e preventiva) de utilizar a mão esquerda e aplicar o atalho, como prevenção.


Se nos habituamos aos comandos básicos e imprescindíveis de aplicar ctrl + X, ctrl + C, ctrl + V, com facilidade; por que não, ctrl + B, para deixar o nosso dia mais tranquilo e seguro?


Obs: esta dica vale para todos os programas do pacote Office!


Nota: (ctrl + B) aperte a tecla "ctrl" e mantenha pressionada com o dedo mindinho; e com dedo indicador, aperte "B".


Espero que tenham gostado e até a próxima


Um grande abraço,


Cezar Augusto - TIParticular

5 visualizações0 comentário