Você realmente está conectado na fonte?
- TI Particular
- 28 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de jun. de 2023

Perguntei a mãe de um amigo meu quais eram os problemas que aborreciam ela durante o uso com seu notebook! Ela me respondeu que um de seus maiores esquecimentos era conectar o cabo da fonte ao notebook, depois de ligar e começar a trabalhar e depois de um tempo, o mesmo desligar. Ou ainda, conectar a fonte e não verificar se realmente está conectada.
Observei uma amiga que não ouve os meus conselhos em relação aos cuidados que deve ter com seu notebook. Ao ajuda-la presencialmente ou por help desk (acesso remoto), eu peço que conecte a fonte ao notebook. Ela diz que o faz. No momento em que eu acesso a máquina, informo que a fonte não está conectada. Ela responde que está, e eu mostro que não está! (como eu disse, ela não me escuta).
O que elas duas tem em incomum? São estabanadas, distraídas, ... Eu poderia arrumar outros tantos sinônimos para esta mesma situação! Porém, prefiro pensar que elas não foram ensinadas a reconhecer e verificar o símbolo da bateria com a “tomadinha ao lado da bateria”,

quando o note está conectado a fonte. No caso da minha amiga, o conector está com mau contato devido ao uso incorreto!
Contudo, o Windows informa o usuário(a) sobre o tempo restante, através de avisos. Eu perguntei a elas sobre isso e obtive como resposta que as vezes prestam a atenção a isso ou elas dizem que não aparece! Se não aparece é porque alguém desativou, ou algum outro problema, que não relacionarei aqui!
O que abordo realmente aqui é que pelo sim, pelo não; ambas não conferem se a fonte está realmente conectada!
Pela lei da probabilidade, se elas duas não prestam atenção a isso e só descobrem o problema quando ele acontece. E é geralmente quando estão fazendo algo importante! Acredito que se eu aumentar o número para 10 pessoas, 4 a 6 estarão nesta lista, não concordam?
Se você se identificou com o problema até este momento, considere ler o texto por mais um minuto!
Estas são precauções minhas, para evitar esta distração:
- Procure utilizar o note em cima de uma superfície plana;
- O conector da fonte deve estar alinhado à superfície (não deixe ele torto ou não deixe a fonte suspensa, sem apoio; siga o fluxo do cabo e deixe folga).
- O mau uso da dica acima, com o tempo, cria uma folga no conector e com o passar do tempo; cria o temido e desapercebido, mau contato!
- Assim que conectar, olhe para a tela e verifique se o símbolo da bateria está realmente conectado (símbolo da “tomadinha” ao lado da bateria).
- Quer fazer ainda melhor para aprender. Posicione o mouse sobre o símbolo da bateria, espere de 1-3 segundos, e vai aparecer um texto “conectado, carregando, X%”.
Viu, não foi difícil, não é! Agora que você leitor(a), sabe disso; tenho certeza que não mais irá se surpreender com seu note desligando inesperadamente!
Observação: a mãe do meu amigo aprendeu a lição e isso já não é um problema para ela. Bom, a minha amiga continua se enfurecendo com ela mesma! Kkkk
Espero que tenham gostado e até a próxima.
Um grande abraço, Cezar Augusto - TIParticular
Comments