• TI Particular

Você conecta os cabos do notebook, desktop, direitinho?

Atualizado: 12 de abr.

Este é um artigo e um lembrete para os ansiosos, atarefados e por que não, aos desatentos!



Se você é como a minha cliente que toda vez ao utilizar o notebook, mouse e sua extensão, filtro de linha/ protetor de surtos; desconecta tudo e guarda em algum local; e na vez seguinte, reconecta tudo para utilizar em seus afazeres, preste bastante atenção ao que irei descrever!


Minha cliente, me ligou em um domingo, informando que seu notebook não ligava de maneira nenhuma! Sábado, dia anterior, tudo funcionou como manda o figurino. Ela precisava alterar um documento e estava preocupada! Disse que já tinha feito de tudo, antes de me procurar. Pedi, como já é de costume, para me dizer o que tinha feito: retirou a bateria e reconectou; tentou ligar com a fonte conectada, e por ai vai ...


Perguntei se a fonte estava conectada direitinho na tomada, como eu já tinha ensinado a ela, e me respondeu que sim. Como ela mora a 3 quadras de minha residência, resolvi dar uma volta e me movimentar um pouco e ver o que tinha acontecido.


Ao chegar em sua residência, pedi que ela me mostrasse o que acontecia. Dito e feito, o notebook não ligava. Observei um pouco o cenário a minha volta e como eu já a conhecia há tempo, fui verificar como estava a fonte e o local da tomada.


No local em que o notebook estava, na sala de jantar, a tomada estava distante e ela utiliza um protetor de surto, como recomendação minha. Ao olhar e verificar que estava tudo certo com a fonte, pude ver que não estava tudo certo com o protetor! Este foi o fato crucial para a solução do problema e o ponto inicial para este artigo.


filtro-de-linha-de-surto-ligado-errado
filtro de linha/ protetor de surto ligado errado

Em seu anseio por resolver o que a incomodava, ela ligou a tomada do protetor de surto na própria peça e ao rever o que tinha acontecido, desconsiderou o principal ponto de averiguação. Apontei para o erro e ela ao olhar, sorriu constrangida e disse que se fosse uma cobra, teria picado. Ela mesmo quis conectar novamente e depois disso, obviamente, o note funcionou.


Se desculpou (embora eu disse que não precisava) pois estava preocupada com seu trabalho. Prometeu que teria mais atenção e eu recomendei como de costume: “colocou o note em cima da mesa, verifique se a fonte está conectada na tomada ou filtro de linha/ protetor de surtos; e verifique se o mesmo está conectado na tomada


Se você leitor(a), se identificou com este texto, isso vale para vocês!! Algo não deu certo ao ligar, algo não deu certo ao conectar: mouse, teclado, pen drive, câmera, caixa de som; como nesse caso, respire fundo, olhe com calma e bom trabalho daqui em diante!


Obs: eu por outro lado, ganhei uma xicara de café, bolo, uma boa conversa e um bom artigo ao qual descrevo aqui para vocês e chamo a atenção para algo que pode acontecer com qualquer um de nós, inclusive eu!!!


Espero que tenham gostado e até a próxima.


Um grande abraço,


Cezar Augusto - TIParticular

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo